terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Há beleza em Platão?


Quando pensamos em nos aproximar do significado da arte em Platão, ou simplesmente, como ele nos responde O que é a arte, ou ainda melhor ,como eu compreendo a resposta que ele nos dá, precisamos ter em mente que a sua filosofia gira na órbita do mundo das idéias e do mundo das formas.

O fato é que apesar dele receber inúmeras críticas, sempre foi fonte de infinitas reflexões e produções artísticas e intelectuais de filósofos, poetas, músicos etc...
Em outras palavras, Platão é mais um daqueles que trancendem a vida e a morte... ele é eterno, ou melhor as suas idéias são eternas.
De um lado as essências perfeitas e de outro as formas imperfeitas... eu, você, a natureza,os animais, vivemos no mundo das formas, somos uma cópia, uma reprodução, uma sombra da realidade ideal que a alma habitou antes de materializar-se e que procura o caminho de volta...

O nosso dever de casa, como seres humanos racionais é alcançar a idéia do Bem e contemplar as coisas como elas realmente são. Existe algo para além dos nossos sentidos? Platão nos responde que sim... é a ideia do Bem.
A Filosofia platônica é idealista e dualista, pois busca alcançar um ideal, uma perfeição, do homem e da sociedade em que ele vive através da reflexão filosófica e da intuição intelectual.
A produção artística mais do que uma cópia da cópia, ou seja, já que existe o mundo das formas como sendo uma cópia imperfeita do mundo das idéias, os girassóis de Van Gogh por exemplo seriam uma reprodução... não há originalidade, não há criação, mas a arte é um meio para alcançar a beleza, a perfeição... a idéia do Bem em si mesmo.
Para Platão ,talvez o artista mais do que um copista deve se desenvolver para atingir o ideal do sumo Bem e ao contemplarmos as suas obras estariamos participando, vivenciando um estado da alma além do mundo material.

Mas... o que é a beleza... é o perfeito, o harmônico?

2 comentários:

  1. Ignácio, seja muito bem vindo à Internet!! Embora você tenha tentado reduzir Van Gohg ao boy do Xerox ao afirmar que ele só faz cópias, acompanharei sempre todos os seus textos. Quando estiver com a impressão que está sendo seguido, tenha certeza, não é apenas impressão.

    ResponderExcluir
  2. Platão assim como toda á arte clássica, buscava encontrar na natureza e na contemplação a "beleza perfeita" igualando-se aos deuses, dentre as teorias mais importantes de Platão esta "o mundo das Idéias", (verdade) versus o "o mundo das aparências" (plágio), isto é, por mais que os homens mortais buscassem á partir da admiração igualar-se a essas divindades, o máximo que chagaríamos é do mundo das aparências no qual é somente um engano.

    ResponderExcluir