quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Resumo do exílio e a sua volta ao Brasil.

Na continuação irei concluir resumidamente a vida e obra de Paulo Freire, e deixarei uma sugestão de tema que será o objetivo das próximas postagens.

1964 à 1969 : Parte para a Bolívia sob proteção do próprio embaixador da Bolívia, devido ao golpe de Estado deste país, ocorrido pouco tempo depois de sua chegada, em seguida exila-se no Chile trabalhando como assessor do Instituo de Desarollo Agropecuário e do ministério da Educação do Chile e como consultor da UNESCO junto ao Instituo de Capacitação e Investigacíon em Reforma Agrária do Chile. Aceitou lecionar nos Estados Unidos na University of Harvard e a trabalhar no Conselho Mundial das Igrejas em Genebra-Suiça.


·1969 à 1979 : Residiu em Cambridge, Massachusetts, dando aulas sobre as suas próprias reflexões na University os Harvard, como professor convidado. Em seguida, muda-se para Genebra para ser Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial de Igrejas, visita a Zâmbia e a Tanzânia, onde faz seus primeiros contatos com a cultura africana e acompanhou experiências com a aplicação do seu método de alfabetização, colabora com o planejamentos do programas nacionais de alfabetização de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Granada, e Nicarágua. Na Suiça, Paulo Freire foi também professor da Universidade de Genebra

Sob o clima de anistia política retorna ao Brasil, abrindo mão dos direitos concedidos pelo governo suíço para lá residir e poder viajar pelo mundo com credenciais que lhe davam garantias pessoais. Aceitou ser professor da PUC-SP e da UNICAMP-SP. É empossado Secretário de Educação de São Paulo. Falece em 1997 de infarto do miocárdio.

Obras principais : A pedagogia do Oprimido , A pedagogia da Autonomia, A pedagogia da esperança, Cartas a Guiné Bissau, Na sombra de uma mangueira, Professora sim tia não etc

Pergunta : A História “como um tempo dos acontecimentos humanos” pode ser vivenciada como um tempo de possibilidades abertas a construção do ser do sujeito ou como um tempo em que o ser é determinado?