quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Apresentação da proposta FIMUPE

O que existe em comum entre a Filosofia, a música e a pedagogia? Como é possível estabelecer uma proposta pedagógica dialógica entre elas?
Em primeiro lugar teremos que definir cada uma destas manifestações artísticas,e aqui já sugiro o que elas devem basicamente possuir em comum, ou seja, produzem arte e seus criadores são artistas ( Filósofo, músico e o professor).
Bem... vamos com calma, pois até aqui já temos problemas suficientes para desenvolver.
1)Quanto a definição;
2)Quanto aos conceitos de arte, estética,manifestação artística;
3)Quanto a dialogicidade;
4)Quanto a proposta pedagógica;
A definição que procuro investigar não deve ser algo já definido por assim dizer, mas algo que se apresenta mais como uma intuição singular de cada um ,e que pode ser expressa, sobre estes três universos, seria simples por exemplo dar uma resposta ao significado das perguntas o que é... qual é a sua finalidade...qual é a sua origem... etc
E evidentemente isso não nos será tão simples assim quando nos propusermos realmente a estudar estas questões sem a urgência de chegar logo a um resultado, mas percebendo durante o percurso o que elas têm em comum e como a produção artística em si se alimenta uma da outra. Este é o ponto... aprofundar sem delimitar...estabelecer relações no agir e na produção do professor, do músico e do filósofo.
Penso que um caminho lógico será apresentar as vidas destes artistas (biografias), realizar estudos(comentários,críticas,rezenhas,descrições,resumos,narrativas,poesias...) de fragmentos de suas obras e aprofundar desta maneira significados conceituais.
Assim acredito que poderemos ter uma ideia ampla do campo de actu-ação e das preocupações destes artistas,para em seguida e também em continuidade com o andamento do processo dar uma feição ao FIMUPE como um recurso pedagógico , criativo, reflexivo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Platão: um ( pequeno) resumo




Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos clássicos ao lado de Sócrates e Aristóteles, pois como eles influenciou profundamente o desenvolvimento e a construção filosófica ocidental.
Futuramente irei realizar postagens mais específicas tratando sobre os problemas que estes filósofos enfrentavam, inicialmente iremos ilustrar brevemente a vida destes para depois entrarmos com profundidade nos assuntos filosóficos que eles se preocuparam em investigar.
A suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria), ou , o mundo das idéias e o mundo das formas.

Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates (que iremos logo também conhecer).
Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos.

Suas obras mais conhecidas são: Apologia de Sócrates, O Banquete, A República.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Vida e Obra de Aristóteles. O último dos filósofos clássicos antigos.




Nasceu em Estagira (por isso chamado "o Estagirita"), na Macedônia, em 384 a.C. Viveu em Atenas desde 367, filho de Nicômaco, médico do rei Amintas II da Macedônia (pai de Filipe), descendente de uma das famílias de Asclépiades que eram famílias que se dedicavam à arte da medicina e cujos ensinamentos eram transmitidos de pai a filho.
Foi por vinte anos discípulo de Platão que oportunamente também será trazido ao mundo dos vivos... apesar de serem bastante amigos, não deixavam de discutir problemas filosóficos e possuiam divergências antagônicas, a mais célebre é a negação de Aristóteles para a existencia do mundo das ideias de Platão.
É chamado em 343 à corte de Filipe da Macedônia para cuidar da educação de seu filho, que passaria à história como Alexandre o Grande. Pouco depois da morte de Alexadre, Aristóteles retorna à Atenas, onde funda o Liceu, escola rival da Academia Platônica.
Aristóteles ensinava os seus alunos durante os passeios que realizavam pelos bosques do Liceu, através do rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atuou e por seu empenho em considerar todas as manifestações do conhecimento humano como ramos de um mesmo tronco - foi o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo.
Todas as obras publicadas por Aristóteles se perderam, com exceção da Constituição de Atenas, descoberta em 1890. As obras conhecidas resultaram de notas para cursos e conferências do filósofo, ordenadas por alguns discípulos e depois, de forma mais sistemática, por Adronico de Rodes (c. 60 a.C.).
As principais obras de Aristóteles, agrupadas por matérias, são:
(1) Lógica: Categorias, Da interpretação, Primeira e segunda analítica, Tópicos, Refutações dos sofistas;
(2) Filosofia da natureza: Física;
(3) Psicologia e antropologia: Sobre a alma, além de um conjunto de pequenos tratados físicos;
(4) Zoologia: Sobre a história dos animais;
(5) Metafísica: Metafísica;
(6) Ética: Ética a Nicômaco, Grande ética, Ética a Eudemo;
(7) Política: Política, Econômica;
(8) Retórica e poética: Retórica, Poética.

Com a morte de Alexandre (323), Aristóteles teve de fugir à perseguição dos democratas atenienses, refugiando-se em Cálcide, na Eubéia, onde morreu em 322 a.C.

RESENHA DE OBRAS (Os Pensadores)

*TÓPICOS – Integra o Organon – conjunto de escritos lógicos de Aristóteles – e examina os argumentos que partem de opiniões geralmentes aceitas. Aqui se situa a dialética, na concepção aristotélica: a arte da discussão e do confronto de opiniões, importante exercício intelectual que prepara o espírito para a construção da ciência. As atuais pesquisasobre a lógica do pensamento não formalizável, desenvolvidas pela Teoria da Argumentação ou Nova Retórica, ressaltam o interesse dos Tópicos para a compreensão da estrutura da argumentação utilizada não apenas pela linguagem corrente, como também pela Publicidade, pela Jurisprudência, pelas CiênciasSociais e pela Filosofia

* DOS ARGUMENTO SOFÍSTICOS
Complementam os Tópicos e investigam os principais tipos de argumentos capciosos: aqueles que são um simulacro da verdade, aparentando ser genuínos quando de fato são falsos.

* METAFÍSICA
Uma das obras que mais influenciaram o desenvolvimento da filosofia ocidental, Aristóteles investiga as causas do surgimento da especulação filosófica, a partir de outras atividades humanas, e oferece sua interpretação crítica das doutrinas dos filósofos que o antecederam - preparando a exposição de suas próprias idéias.

* ÉTICA A NICÔMACO
Aplicando à análise do agir humano seus postulados metafísicos. Aristóteles discute conceitos éticos fundamentais, como felicidade e virtude, detendo-se na apreciação de várias virtudes particulares.

* POÉTICA
O que é poesia, suas diferentes espécies, suas origens, a comédia e a tragédia, poesia e história - são alguns dos temas dessa obra de Aristóteles que marcou profundamente os estudos posteriores sobre a arte literária.