quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Apresentação da proposta FIMUPE

O que existe em comum entre a Filosofia, a música e a pedagogia? Como é possível estabelecer uma proposta pedagógica dialógica entre elas?
Em primeiro lugar teremos que definir cada uma destas manifestações artísticas,e aqui já sugiro o que elas devem basicamente possuir em comum, ou seja, produzem arte e seus criadores são artistas ( Filósofo, músico e o professor).
Bem... vamos com calma, pois até aqui já temos problemas suficientes para desenvolver.
1)Quanto a definição;
2)Quanto aos conceitos de arte, estética,manifestação artística;
3)Quanto a dialogicidade;
4)Quanto a proposta pedagógica;
A definição que procuro investigar não deve ser algo já definido por assim dizer, mas algo que se apresenta mais como uma intuição singular de cada um ,e que pode ser expressa, sobre estes três universos, seria simples por exemplo dar uma resposta ao significado das perguntas o que é... qual é a sua finalidade...qual é a sua origem... etc
E evidentemente isso não nos será tão simples assim quando nos propusermos realmente a estudar estas questões sem a urgência de chegar logo a um resultado, mas percebendo durante o percurso o que elas têm em comum e como a produção artística em si se alimenta uma da outra. Este é o ponto... aprofundar sem delimitar...estabelecer relações no agir e na produção do professor, do músico e do filósofo.
Penso que um caminho lógico será apresentar as vidas destes artistas (biografias), realizar estudos(comentários,críticas,rezenhas,descrições,resumos,narrativas,poesias...) de fragmentos de suas obras e aprofundar desta maneira significados conceituais.
Assim acredito que poderemos ter uma ideia ampla do campo de actu-ação e das preocupações destes artistas,para em seguida e também em continuidade com o andamento do processo dar uma feição ao FIMUPE como um recurso pedagógico , criativo, reflexivo.

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