domingo, 28 de março de 2010

Filosofias

"Aprender a Filosofia ou a Filosofar?"
Todos nós temos se perguntados, uma Filosofia de Vida, a verdade é que a Filosofia esta tão presente em nossa vida que esquecemos dela e que existem tantas Filosofias de Vida diferentes como seres humanos diferentes.
O ato de Filosofar que é refletir, aprofundar,concretizar,descobrir,intuir uma determinada problemática abstrata ou real (ex: o que é o mundo, o que somos, o que é deus) é feita indiscriminadamente por todos os seres humanos... que possuem e fazem o uso da Razão.
No entanto, possuir valores éticos, crenças religiosas, princípios morais não alcançam a compreensão do ato de Filosofia e da sua finalidade neste momento cruel em que vivemos atualmente.
Existe uma diferença entre possuir uma Filosofia de Vida rígida que abrange um rol de valores e atitudes que são praticados no foro individual e social e o significado do ato de Filosofar que ultrapassa esta dimensão física entre o homem e a sociedade em que ele vive.
Atualmente vivemos varios paradigmas, um deles é acreditar que o homem ocidental principalmente não soube fazer o uso correto de sua capacidade de pensar, refletir, e produzir técnicas e que o planeta vive a beira de um colapso : miséria,guerras,injustiças etc são algumas das consequencias de nossas escolhas erradas como espécia humana.
A arte de Filosofar que é redescobrir novos conceitos,significados e atitudes práticas que modificam o nosso meio é hoje fundamental para uma nova construção da compreensão que o homem deve possuir de si mesmo e do planeta em que ele vive.
A primeira lição que devemos aprender segundo as Filosofia orientais, é vermos e sentirmos o mundo de forma Holística, integrada,apaixonada.
Talvez este seja um primeiro conceito a ser descoberto filosoficamente por cada um de nós.
Resta saber, quantos de nós estão preparados para esta tarefa.

Um comentário:

  1. Possuir uma filosofia de vida, embora seja essencial, é uma privilégio para poucos. Muitos passam a vida procurando o básico para sobreviver, sem tempo para ler, estudar, evoluir sua própria condição humana. Essas, são questões menores quando comparada a questão da sobrevivência. Questionam muito os brasileiros por "lerem pouco". Como ler um livro enquanto a barriga ronca de fome? Difícil...

    Disso, decorre a, na minha opinião, IMENSA responsabilidade de quem teve a oportunidade de estudar, ter o seu lar, se alimentar, para com o restante da população. É preciso ajudar.

    Também acredito que "valores éticos, crenças religiosas, princípios morais", somente são válidos após serem postos a prova. Somente em momentos de dificuldade conhecemos nossos próprios valores éticos e morais. Antes disso, é apenas suposição. (Dar um prato de comida quando se tem 10 é fácil. Difícil é fazer quando se tem apenas um.) Por isso também, o grande valor das experiências pessoais.

    Sobre a condiçõa atual da humanidade, não acho tão drástica assim. Ao menos, não muito pior do que sempre foi. Tanto do lado ocidental quanto oriental. Somos todos iguais. Só muda o jeito de falar. Tem gente boa e ruim de todos os lados.

    ResponderExcluir