segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Platão: um ( pequeno) resumo




Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos clássicos ao lado de Sócrates e Aristóteles, pois como eles influenciou profundamente o desenvolvimento e a construção filosófica ocidental.
Futuramente irei realizar postagens mais específicas tratando sobre os problemas que estes filósofos enfrentavam, inicialmente iremos ilustrar brevemente a vida destes para depois entrarmos com profundidade nos assuntos filosóficos que eles se preocuparam em investigar.
A suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria), ou , o mundo das idéias e o mundo das formas.

Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates (que iremos logo também conhecer).
Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos.

Suas obras mais conhecidas são: Apologia de Sócrates, O Banquete, A República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário